O Presidente Samora Moisés Machel faria hoje, 29 de Setembro, 86 anos de idade. Nascido em 1933, na província de Gaza, foi o primeiro Presidente de Moçambique independente. Dirigiu o país de 25 de Junho de 1975 a 19 de Outubro de 1986, quando perdeu a vida num acidente aéreo, em Mbuzini, na África do Sul. A escassas horas da data do seu aniversário natalício, domingo saiu à rua para ouvir dos seus leitores o que marcou a governação do Presidente Samora Machel.
A inteligência era sua marca
– Carlina Nhantumbo, vendedeira, 60 anos
Falar de pessoas inteligentes e estratégicas, leva-nos sem dúvidas ao primeiro Presidente de Moçambique, Samora Machel. Este foi um grande homem e não brigava com ninguém, apenas lhe interessava fazer o bem para o povo. Foi um homem muito importante, pois, foi ele que deu término à luta contra o colonialismo.
Todos éramos iguais
– Jaime Valente, biscateiro, 53 anos
Ele sempre foi um homem que fazia de tudo para calar as armas. Samora, para além das acções como presidente, sempre foi um bom homem, como pai e amigo pois não queria ver diferença de classes entre os moçambicanos, queria que todos fôssemos iguais. Leia mais…