Só falta um dia para o ano 2018 terminar. Chegados aqui já é altura de traçar a caminhada para 2019. domingo foi à rua para ouvir as expectativas e perspetivas dos seus leitores em relação ao ano novo.
Ano próspero
– Miguel Benjamim, jurista
Espero que 2019 seja um ano próspero. Que haja criação de novos postos de emprego e não só. Que resida em cada um de nós um espírito de aprender e fazer as coisas porque não há melhor coisa que ser empreendedor.
Enquanto isso não acontece, que nos apoiemos completamente na escola, fazendo cursos que que amanhã darão alguma segurança. Também é importante que nos aplicamos em algo que amamos acima de tudo.
Mudança no modo de pensar
– Rebeca Ngulele, recepcionista
Espero que mude, para o melhor, a forma de ser de cada um de nós. Falo isso porque vejo que há muita falta de cultura nas pessoas, para não dizer que algumas mantêm-se incultas.
Parto do princípio que uma mulher tem valor quando está no lar, do contrário é mais menosprezada do que já é. Hoje os costumes e hábitos estão completamente distorcidos. Anseio que em 2019 voltemos a valorizar a essência dos hábitos e costumes de Moçambique.
Construir e casar
– Arminda João, auxiliar de limpeza
Em primeiro lugar quero construir uma casa, casar e morar junto a meus filhos. Falando particularmente do bairro da Polana Caniço, espero sinceramente que em 2019 não tenha problemas de água e nem de cortes de corrente eléctrica.
Também espero que haja mais atenção na recolha dos resíduos sólidos nos bairros e nas casas, pois até hoje ainda existe um desleixo total. O lixo fica muito tempo e acaba soltando um cheiro desagradável.
Ter estabilidade financeira
– Vânia Bape, estudante, 22 anos
Espero que a economia melhore em 2019. Quero casar, construir e me formar em gestão de recursos humanos para além de conhecer novos horizontes que o mundo.
Quero ter estabilidade financeira assim que começar a trabalhar. Também quero concluir os meus estudos.
Ter casa própria
– Armando Sueia, vendedor de roupa, 34 anos
Espero muita boa coisa. Que haja melhoria nas condições de vida, pois acho que 2018 foi um ano péssimo e acredito que 2019 será diferente, dependendo da sorte de cada um.
Ter minha própria casa é a realização mais esperada, pois já sou crescido e quero ter algo que fiz com a força do meu braço. Já tenho terreno só me falta juntar o dinheiro suficiente e começar com a obra.
Terminar meu curso
– Félix Moniz, estudante
Do ano próximo espero grandes e muitas realizações. Que Moçambique consiga superar a situação em que se encontra. A crise no país tem sido um calcanhar de Aquiles.
Sinceramente, perspectivo que 2019 seja um ano de mais oportunidades para crescer financeiramente e em muitas outras coisas. Aliás, anseio terminar o meu curso de licenciatura em Direito sem nenhuma cadeira em atraso.