As forças de defesa e segurança devem ser intransigentes na defesa da soberania e integridade territorial, respeitar as leis e o povo moçambicano a quem juraram servir.
Estas palavras foram proferidas esta manhã em Maputo pelo Presidente da República e Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança (FDS), Filipe Nyusi, momentos depois de conferir posse aos novos dirigentes.
Trata-se de Tiago Nampele, nomeado comandante do Ramo Exército; Fernando Tsucana, vice-comandante-geral da Polícia e Ezequiel Muianga, comandante do Serviço Cívico de Moçambique.
Na ocasião, o Presidente da República instou ainda aos empossados a não se concentrarem apenas no combate ao terrorismo, embora seja prioridade do momento. “O combate e erradicação deste mal são primordiais, sem prejuízo de estudos com vista a enfrentar outras ameaças à soberania e integridade territorial”.
Entretanto, o Chefe do Estado promoveu igualmente os coronéis, Estêvão Francisco, Ricardo Macuvele, Omar Saranga, Francisco Maurício, Leonardo Dimas, aos postos de brigadeiro e o capitão de Mar e Guerra, Bernardo Nchokomala ao posto de comodoro.
Estas promoções, segundo o Comandante-Chefe das FDS inserem-se no rejuvenascimento do sector da defesa com vista a imprimir nova dinâmica e melhoria do serviço prestado ao povo moçambicano.