O Presidente da República, Filipe Nyusi, advoga por um maior investimento na qualidade de ensino, com vista a estimular a produtividade da economia e espevitar o desenvolvimento. Segundo Nyusi, uma pessoa bem formada, com altos níveis de competências técnicas e científicas, pode usar os conhecimentos para o desenvolvimento de áreas cruciais, incluindo a agricultura.
Falando ontem na cidade de Mocuba, província da Zambézia, após inaugurar três escolas secundárias modernas construídas com padrões internacionais, Nyusi indicou tratar-se de estabelecimentos de ensino resilientes aos desastres naturais.
As escolas foram construídas nos distritos de Nicoadala, Namacurra e Mocuba com o financiamento de 190 milhões de meticais desembolsados pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). A quarta escola está em fase de conclusão no distrito de Lugela.
O Chefe do Estado afirmou que o Governo está a investir na rede escolar, com vista a dar resposta ao crescimento populacional bem como aliviar o rácio professor/aluno nos ensinos básico e secundário do sector público. Leia mais…