Início » Novo ciclone atinge Moçambique

Novo ciclone atinge Moçambique

Por admin

A zona continental de Moçambique poderá ser atingida, a partir de hoje, por um novo ciclone, como resultado da aproximação de uma depressão tropical severa que se encontra no Oceano Índico, sendo a terceira ao longo da presente época chuvosa, depois do “Dikeledi” e “Chido”.

Até ao presente momento, a sudoeste do Oceano Índico, já se formaram 12 sistemas, oito dos quais atingiram o estágio de ciclone tropical. 

As previsões meteorológicas apontam que a porta de entrada poderá ser os distritos de Nacala e Mossuril, na província de Nampula, sendo que os efeitos também deverão ser sentidos em Memba, Monapo, Ilha de Moçambique, Eráti e Nacarrrôa.

Por causa disso, são esperadas chuvas com trovoadas que poderão variar entre 100 e 200 milímetros em 24 horas, acompanhadas de ventos fortes até pelo menos 120 quilómetros por hora. Os mesmos efeitos também poderão ser sentidos nos distritos do sul da província de Cabo Delgado, designadamente Metuge, Mecúfi, Ancuabe, cidade de Pemba e Chiúre, este último devastado recentemente pelo ciclone Chido.

De acordo com Dorival Mutereda, do Instituo Nacional de Meteorologia (INAM), durante a passagem do sistema também são esperadas chuvas com trovoadas entre 50 e 100 milímetros e ventos fortes até 100 quilómetros por hora nos distritos de Namuno, Chiúre e Balama, em Cabo Delgado, bem como em quase todos os distritos do interior e costeiros de Nampula.

A saída do sistema da zona continental poderá ocorrer no dia 12, através da província da Zambézia, onde deverão ser atingidos os distritos de Gilé, Pebane, Mulevala, Mocubela, Maganja da Costa, Namacurra, Nicoadala, Maquival, Mocuba e a cidade de Quelimane.

Ainda ontem, o INAM emitiu um alerta para a marinha, no qual se salienta que a aproximação do sistema para a costa da província de Nampula poderá ocorrer a uma velocidade de 20 quilómetros por hora.

Na manhã de ontem, equipas técnicas do Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE), Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos e do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) estiveram reunidas para a tomada de medidas face à ocorrência do novo sistema meteorológico.

Você pode também gostar de: