Início » NOS ÚLTIMOS 10 ANOS: Reformas melhoraram imagem da Reserva do Niassa

NOS ÚLTIMOS 10 ANOS: Reformas melhoraram imagem da Reserva do Niassa

Por Benjamim Wilson

A Reserva Especial do Niassa (REN) registou um conjunto de transformações, nos últimos dez anos, que resultaram na melhoria da sua imagem como área de conservação, que integra uma destacável plataforma de destinos turísticos.

Conforme apurámos, tais mudanças resultaram de uma parceria estratégica feita entre o Governo e a Wildlife Conservation Society (WCS), cuja finalidade é a preservação do vasto ecossistema de importância ecológica ali existente, que é o mais extenso no país.

À luz desta parceria, iniciada em 2012, e com término em 2040, a WCS avalia positivamente a implementação dos memorandos de colaboração em termos de gestão que permitem conservar os recursos, tanto da vida selvagem, como a rica e notável biodiversidade, com impacto no equilíbrio climático.

Em jeito de contextualização, o director-geral daquela organização internacional americana, Afonso Madope, recorda que, a partir de 2021, o acordo celebrado com o Governo conheceu um maior dinamismo e esclarece que se baseia na gestão partilhada, do qual se salienta o aumento da capacidade técnica e também a financeira.

Adiante, sublinha que tal evolução se traduziu no crescimento de infra-estruturas de gestão, locais de acomodação, meios de trabalho, incluindo a utilização de ferramentas para monitoria e preservação de espécies de flora e fauna. Leia mais…

Você pode também gostar de: