Início » NGOLHOZA: O bairro das lamentações

NGOLHOZA: O bairro das lamentações

Por Hercília Marrengule

Localizado no extremo norte do posto administrativo municipal de Infulene, na província de Maputo, o bairro Ngolhoza tem uma população estimada em pouco mais de oito mil habitantes, quase o dobro do número registado no censo de 2017.
Dista a mais de 30 quilómetros da cidade de Maputo, e embora seja um dos bairros em expansão que mais recebe novos moradores, continua longe do desenvolvimento. Seus problemas são sobejamente conhecidos. Enumeramos alguns: com um total de 54 quarteirões, não tem escola secundária, hospital, farmácias, nem posto policial condigno. As vias de acesso são outro dilema enfrentado pelos moradores, mas para eles o maior sofrimento é causado pela falta de energia eléctrica.
No interior do bairro, as ruas estreitas e inúmeros desvios denunciam a falta de parcelamento. Aqui cada um constrói como e onde entende. É que, ainda que o processo tenha iniciado em 2007, são poucos talhões parcelados. “O município também vem quando entende”, reclamam.
O mesmo acontece em relação à rede eléctrica. Contam que há o que chamam “ilhas no bairro”, ou seja, alguns locais iluminados e outros não. Apesar de tudo, não param de chegar novos moradores. Diferente do que se vê na maioria dos bairros em expansão, aqui há poucas construções imponentes. Leia mais…

Você pode também gostar de: