O governo japonês disponibilizou cerca de 30 milhões de dólares americanos para a construção de uma subestação eléctrica no distrito de Namialo, província de Nampula, com vista a melhorar a qualidade da corrente naquela região.
Segundo embaixador de Japão em Moçambique, Akira Mizutani, engenheiros japoneses já se encontram no terreno a fazer trabalhos e espera-se que até o fim de 2017 o projecto esteja executado.
“O governo japonês tem financiado vários projectos em Moçambique. Um dos exemplos ilustrativos é o lançamento da primeira pedra para a construção da Central Térmica de Circuito Combinado de Gás de Maputo, avaliada em 150 milhões de dólares americanos, cujas obras deverão arrancar ainda durante o mês de Dezembro, fruto de um acordo rubricado entre a Agência Japonesa de Cooperação (JICA) e a Empresa Electricidade de Moçambique (EDM).
Num doutro desenvolvimento o embaixador disse que Moçambique tem vindo atravessar momentos desoladores que se reflectem na economia do país, o que tem vindo a criar dificuldades no seio da população desfavorecida.
Carlos Mesquita, Ministro de Transportes e Comunicações, disse durante a ocasião que o Governo de Moçambique celebrou, em 2014, com o Governo de Japão um Acordo Amizade que tinha como objectivo o desenvolvimento integrado do Corredor de Nacala com vista a imprimir maior dinâmica económica naquela região.
A implementação do projecto é para dotar o corredor de Nacala de infra-estruturas de qualidade e que venham a responder às necessidades de circulação de pessoas e bens.
“A nossa parceria com o governo japonês integra, também, a área agrícola através do projecto PROSAVANA que tem como objectivo garantir a segurança alimentar e aumentar a renda dos camponeses através de introdução de novas tecnologias que vão permitir a transição dos agricultores de produtores subsistência para passarem alimentar o mercado nacional e internacional”, considerou.
Refira-se que os dados foram avançados pelo embaixador do Japão, Akira Mizutani, durante a celebração do octogésimo terceiro (83ª) aniversário do Imperador do Japão Akihito, em Maputo.