Início » Nada escapou em Macomia

Nada escapou em Macomia

Por admin

Macomia, um dos distritos da província de Cabo Delgado afectados pela tempestade Kenneth registou danos elevadíssimos ao nível infra-estrutural. O ciclone actuou desde a tarde do dia 25 de Abril. Aqui, nada escapou da sua fúria: infra-estruturas sociais, como escolas, hospital, para além de residências de material precário e, também, as de material convencional. Até a residência do administrador sofreu danos, praticamente, toda a cobertura foi arrancada.

Após a destruição, várias famílias foram abrigadas em centros de acolhimento, onde encontraram tecto e alimentos. Algumas destas pessoas perderam totalmente os seus bens, encontrando-se, de momento, num estado de dependência total.

No bairro de Changano, mais de 2000 pessoas sofreram os efeitos daquele ciclone. Até ao dia 28 de Abril, 315 encontravam-se no centro de acolhimento da escolinha, onde receberam assistência alimentar e humanitária.

Já na Missão de Macomia, foram abrigadas centenas de vítimas, um número que diminuiu à medida que a situação atmosférica melhorava. Destaque-se que neste centro de acolhimento, cerca de 90 por cento das famílias perderam as suas casas, de acordo com Padre Benjamim, responsável por esta Missão.

Após visitar estes locais, o Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, orientou a população a não proceder a arranjos em residências cuja estrutura se encontre comprometida, pois, “podem ruir”. Na ocasião, apelou a população que reúna força e coragem para sair do aperto em que se encontra e planear o regresso à vida normal, de modo a produzir alimentos e sair da situação de dependência.

Destaque-se que, dados lançados no dia de ontem, pelo centro operativo dá conta de que quase 35 mil, 988 famílias tinham sido afectadas, o que corresponde a 166 mil 904 pessoas. Nos 39 centros de acomodação existiam, até então, 4 mil 025 famílias, correspondente 23 mil 760 pessoas. 

Texto: Carol Banze

Leia mais…

 

Você pode também gostar de: