Pelo menos uma centena de famílias cujas casas ficaram inundadas na sequência das chuvas de Fevereiro deverá ser reassentada no distrito de Matutuíne, na província de Maputo.
Ao que apurámos, equipa multidisciplinar do Conselho Municipal de Maputo deslocou-se há dias para a região de KaTembe Nsime, local onde as famílias serão acomodadas para retomar a vida fora dos locais propensos a inundações.
Espera-se que no terreno identificado seja feita a limpeza, parcelamento e fixação de serviços básicos como de saúde, ensino, água e energia.
Segundo Anabela Inguane, vereadora da Acção Social do Conselho Municipal de Maputo, serão reassentadas cerca de três mil famílias que residiam nos distritos KaMavota e KaMubukuwana. Decorrem contactos com as autoridades municipais de Boane e Marracuene com vista a identificação de áreas para as vítimas de inundações.
Na mesma senda, a edilidade pretende colocar em marcha a requalificação das áreas afectadas pelas chuvas em vários bairros, tendo lançado, em Julho, um concurso para o efeito.
Segundo destacou João Munguambe, vereador de Infra-estruturas e Salubridade, as soluções propostas contaram com o envolvimento dos membros das comunidades locais, que terão se predisposto a fiscalizar os trabalhos. Leia mais…