Início » Moçambique trouxe uma esperança ao mundo

Moçambique trouxe uma esperança ao mundo

Por Bento Venâncio
  • – Eusébio Macete, pesquisador de vacina de malária recentemente galardoado pelo Governo espanhol

Eusébio Macete, médico moçambicano, recebeu recentemente do Governo espanhol a Cruz de Oficial de Mérito Civil em reconhecimento ao seu trabalho no Centro de Investigação em Saúde da Manhiça (CISM), tendo sido condecorado pela Embaixadora da Espanha, Teresa Orjales, numa cerimónia pública que teve lugar recentemente em Maputo, pretexto para uma conversa em torno dos ensaios clínicos de malária que tiveram lugar no nosso país.

A premiação do médico moçambicano e sua equipa no CISM vem na sequência de “resultados encorajadores” que tiveram naquele que foi considerado o maior ensaio clínico de segurança e eficácia de uma vacina da malária em África, publicados pela primeira vez na conceituada revista científica “The Lancet” na qual se reportava, em 2004, que o produto candidato à vacina da malária RTS, S/AS02A, ensaiada no nosso país, protegeu por pelo menos 6 meses uma percentagem significativa de crianças contra a malária não complicada, infecção e mesmo formas severas da doença.

A revista confirmou a segurança do produto em crianças de um a quatro anos, o que representava, na altura, um avanço científico significativo e um importante passo para o desenvolvimento de uma vacina mais eficaz, o que veio a suceder.

Eusébio Macete fala, nas linhas que se seguem, deste projecto e do que a premiação significa para si e sua equipa da Manhiça.

Doutor Eusébio Macete, o que significa para você o prémio recebido no âmbito da pesquisa de vacina de malária? Leia mais…

Você pode também gostar de: