Moçambique continua sem casos positivos de mpox. Todos os sete casos suspeitos revelaram-se negativos. Mesmo assim, o Ministério da Saúde está em alerta, apelando para reforço de medidas de controlo da doença que afecta sobretudo países da África Ocidental, com tendência a aproximar-se das nossas fronteiras.
Em entrevista ao domingo, Eduardo Samo Gudo, director- geral do Instituto Nacional de Saúde, aborda os principais sintomas desta enfermidade, a sua origem, bem como as medidas de prevenção mais importantes.
O que é a mpox ?
É uma doença viral causada pelo vírus do mesmo nome (vírus da mpox). Trata-se de uma zoonose, isto é, doença cujo reservatório primário ou a sua origem é animal, que, no entanto, adquiriu a capacidade de ser transmitida aos seres humanos. Em Novembro de 2022, e seguindo as normas modernas de nomenclatura de vírus, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alterou o nome da doença deixando de ser varíola dos macacos, passando a denominar-se mpox devido a actos de estigmatização sobre a doença e violência a que os macacos passaram a ser vítimas.
Qual foi a razão e/ou significado da declaração da mpox como emergência de saúde pública de interesse internacional? Leia mais…