Redacção
Fotos de Jerónimo Muianga
O sol não brilhava no dia 1 de Junho, Dia Internacional da Criança, celebrado na quinta-feira passada, mas os petizes, vestidos de roupa de festa, faces pintadas e ostentando balões coloridos, não se deixaram atrapalhar pelas condições climatéricas. A chuva que caiu antes do meio-dia na cidade de Maputo serviu, isso sim, como uma condição para as flores não murcharem. Nos centros comerciais, jardins e outros locais de divertimento em família, a concentração de crianças era diferente dos dias comuns. Não restavam dúvidas, o dia era mesmo de festa.
O domingo encontrou num desses lugares Daniela Mandlate. A sua face estava ainda mais embelezada pela cor-de-rosa, pelo amarelo e branco. Nas mãos, segurava um balão “rosa”. Disse que são as suas cores favoritas. Entretanto, segredou a este semanário que quando crescer quer ser médica, para “ajudar aos meus pais e à minha família”.
A menina de oito anos de idade era uma das inúmeras crianças que se divertiam num dos maiores centros comerciais localizado na baixa da cidade de Maputo. Aqui, outras dezenas sentavam-se às mesas, acompanhadas pelos seus encarregados, para o tão esperado almoço de 1 de Junho.
Após a refeição, umas corriam eufóricas para montar nos cavalinhos espalhados pelo local, outras divertiam-se de diferentes formas. Leia mais…