O Millennium BIM garantiu recentemente a constituição de uma linha de crédito de 25 milhões de dólares para financiamento e apoio às Pequenas e Médias Empresas (PME’s) moçambicanas em sectores estruturantes da economia como a agricultura, indústria, serviços e infra-estruturas.
Financiada pela DEG (Alemanha) e FMO (Holanda), duas das maiores instituições financeiras europeias de investimento para o desenvolvimento, esta linha de crédito tem como objectivo principal potenciar o crescimento e consolidação do tecido empresarial moçambicano, promovendo o desenvolvimento social e económico sustentável.
O acordo entre as três entidades, assinado semana finda em Maputo, é uma prova da confiança que as instituições financeiras estrangeiras depositam no desenvolvimento de Moçambique, na capacidade empreendedora dos empresários moçambicanos e na solidez e qualidade de gestão do Millennium BIM.
A cerimónia oficial de assinatura do contrato foi presidida pelo Dr. Mário Machungo, Presidente do Conselho de Administração do Millennium BIM e contou ainda com a presença de representantes das Embaixadas da Alemanha, da Holanda e do AICEP.
Na ocasião Mário Machungo salientou a importância desta linha de crédito quer pelo reforço do apoio às PME’s moçambicanas, quer pela confiança demonstrada por grandes instituições financeiras como a DEG e FMO num banco moçambicano que ao longo dos seus 18 anos tem contribuído para o desenvolvimento do tecido empresarial e para a bancarização do país.
“Estamos certos de que este acordo é portador de novas oportunidades para as empresas e para Moçambique”, referiu Machungo.