A Central Fotovoltaica de Bazaruto, província de Inhambane, para a geração de energia eléctrica deve servir de inspiração para atracção de investidores para aquele ponto do país de modo a proporcionar emprego e melhores condições de vida à população.
O pronunciamento é do Presidente da República, Filipe Nyusi, esta manhã, momentos depois de proceder à inauguração daquela fonte de energia renovável, no âmbito da transição energética no país.
“Este projeto vem complementar a rede elétrica instalada com gás canalizado que apenas servia às instâncias turísticas. Portanto, a energia que hoje estamos a fazer entrega formalmente é acessível à população. A outra seria muito mais cara”, disse .
Destacou que o empreendimento representa um novo ciclo na vida dos habitantes da ilha, iniciando uma roptura com a monotonia e inércia durante o período noturno.
Disse ainda que por ser uma região insular com a melhoria da disponibilidade de corrente eléctrica estão criadas as condições para oportunidades de investimento no sector do turismo, pesca, entre outras.
De referir que com a entrada em funcionamento a ilha de Bazaruto passa a não depender somente do fornecimento da corrente produzida a partir do gás de Temane e Pande.