Início » MBATAMILA: Ninho de cultura e biodiversidade

MBATAMILA: Ninho de cultura e biodiversidade

Por Benjamim Wilson

No coração do distrito de Mecula, província do Niassa, na vasta selva no interior da Reserva Especial do Niassa, localiza-se Mbatamila, um lugar remoto onde se garante a preservação da vida selvagem, bem como uma rica biodiversidade. Envolvida por um cerrado verdejar de árvores de miombo, a zona destaca-se também pelo facto de os grandes arbustos impedirem que, raramente, as luzes do sol alcancem o solo.

A principal atracção daquela zona são as diferentes formações montanhosas, pelo menos quatro delas a rodear Mbatamila. Explicações obtidas no local revelam que a mais alta montanha está por detrás da origem do nome da zona. Afirma-se que a designação do lugar inspirou a identificação das infra-estruturas de gestão daquela maior área de conservação nacional, com uma extensão de cerca de 42 mil quilómetros quadrados.

domingo soube de nativos que, junto da referida montanha, habitava uma comunidade com profundas raízes tradicionais, a qual, no âmbito administrativo, era considerado como o regulado de Nanguar. Leia mais…

Você pode também gostar de: