Início » MÁRIO FERRO: O tratador de animais em Rotanda

MÁRIO FERRO: O tratador de animais em Rotanda

Por Jornal domingo

TEXTO DE BENJAMIM WILSON

BENJAMIM.WILSON@SNOTICIAS.CO.MZ

Nos últimos tempos tem-se dedicado à capacitação de novos agentes para o tratamento de animais no posto administrativo de Rotanda-sede, distrito de Sussundenga, província de Manica, terra que o viu nascer em 1977.

Chama-se Mário Ferro Mauia. Ao longo de mais de duas décadas percorreu longas distâncias a pé para auxiliar diferentes criadores como tratador de animais. O gosto vem desde os primeiros anos de vida. Nunca cursou veterinária, entretanto, em 2016, beneficiou de uma capacitação acelerada.

Em conversa com domingo, narrou um pouco da sua história. Afirmou que tratar de animais, além da vocação natural, passou a ser para si um “ganha-pão”. Possui “kits” de medicamentos e abriu uma loja de venda de insumos, cobrando pela assistência e uso dos fármacos. Revelou estar a instalar uma clínica de animais em Rotanda, num investimento orçado em 1.652.000,00 meticais, obtido entre verbas do “Projecto Sustenta” e recursos financeiros próprios.

Mário Ferro está a investir ainda na produção de pasto para a alimentação do gado, tendo adquirido equipamento para preparação de feno. Ademais, dispõe de uma machamba de milho da qual extrai a matéria-prima.

Importa salientar que, ao longo do tempo, Ferro liderou iniciativas que estão a ter resultados positivos para saúde dos animais, não só em Rotanda, como noutros postos administrativos e localidades do distrito de Sussundenga. Uma das suas acções culminou com o aumento do número de tanques para o banho dos animais. Citou que, antes, existiam apenas três tanques que beneficiavam, ao mesmo tempo, as regiões de Tsetsera, Muinga, Rotanda-sede e Mussapa.

Destacou a importância destas infra-estruturas, pois visam impedir que os animais percorram mais de 14 quilómetros para tomarem banho e receberem tratamento.  Leia mais…

Você pode também gostar de: