Início » Maputo regista subida de preços

Maputo regista subida de preços

Por Angelina Mahumane

Os saques havidos na última ronda de manifestações pós-eleitorais e a Quadra Festiva levaram ao agravamento de preços nos principais mercados da cidade de Maputo, considerado maior centro de consumo do país.

Estes factos levaram à escassez de alguns produtos como é o caso do arroz que virou artigo de “luxo”, pois, em alguns casos, chega a ser vendido ao preço de dois mil Meticais, mesmo sem ser de primeira.

Na mesma senda, constatamos que o mercado está inundado de açúcar importado que, apesar deste pagar uma sobretaxa no acto de importação, está mais barato em relação ao nacional que tem uma diferença de preço que parte de 30 a 50 Meticais o quilograma, dependendo de onde é comercializado.

Outro produto básico que teve os preços incrementados é o óleo alimentar que também foi, praticamente, substituído pelo importado e as marcas nacionais tornaram-se difíceis de encontrar e quando aparecem têm preços mais altos, chegando a custar 800 Meticais ou mais.

Todavia, o óleo importado, como é o caso de Somol e Soutola, tem preços que variam de 600 a 670 dependendo do mercado. Na Malanga, por exemplo, cinco litros partem de 600 Meticais e o mais caro é Sunseed, que é comercializado a 800 Meticais. Leia mais…

Você pode também gostar de: