A Polícia de Trânsito multou, ao nível nacional, mais de 400 condutores com viaturas que ostentam vidros fumados, dos quais 100 na província de Maputo, na sequência do trabalho de fiscalização levado desde a primeira semana de Fevereiro.
As multas, de mil meticais, são aplicadas em cumprimento de normas do Código de Estrada em vigor desde 2011 que condena a transformação das características originais de viaturas.
Segundo o Chefe da Repartição das Operações de Trânsito no Departamento de Trânsito do Comando Geral da Polícia, Paulo Langa, outras razões que levaram as autoridades policiais a intensificar a fiscalização assentam na necessidade de se fazer face à onda de sequestros ou assaltos registados nos últimos tempos em diferentes centros urbanos do país.
“Posso garantir que de 2011 até ano passado alguns condutores com carros de vidros fumados eram multados e mandados retirar o plástico que faz escurecer os vidros”, referiu.
Langa garantiu que a operação em curso terá cobertura nacional. “ Para além da aplicação da multa, os infractores são obrigados a retirar imediatamente o plástico que deixa os vidros escuros”, explicou o nosso entrevistado.
Segundo a fonte o condutor que não estiver em condições de remover este plástico verá a sua viatura ser levada ao posto policial mais próximo, onde será parqueada até que se cumpra a obrigação.
De notar que o proprietário da viatura parqueada, para além da multa referente a vidros fumados, estará sujeito ao pagamento de uma taxa diária proporcional aos dias de parqueamento.