Início » LIXO ELECTRÓNICO: Um perigo à saúde pública

LIXO ELECTRÓNICO: Um perigo à saúde pública

Por Jornal domingo

TEXTO DE ALFREDO ARMANDO

O descarte incorrecto de equipamentos electrónicos como celulares, computadores, TV, impressoras, geleiras, máquina de lavar louça, roupa, entre outros, configura-se um alto risco à saúde humana e não só, pois contêm elementos altamente danosos ao meio-ambiente. Especialistas que falaram ao domingo explicaram que o facto se deve aos diversos componentes tóxicos nas suas estruturas, que têm a capacidade de contaminar o solo e os lençóis freáticos.

Carlos Serra, ambientalista, afirmou que é necessário se tomar cuidado com a forma como se descarta estes resíduos sólidos electrónicos por conterem elementos químicos e radioactivos. Nesta linha, um acto que em elevada concentração, acima de níveis que permite a capacidade de encaixe, torna-se um problema à saúde e ao meio ambiente.

Por este motivo, segundo Serra, os equipamentos requerem cuidados especiais em termos de gestão. É fundamental usar sistemas de recolha selectiva para tratamento especializado e devido encaminhamento a locais apropriados para a reciclagem. “Estes resíduos devem ser descartados correctamente, através de um sistema de recolha extractiva e serem encaminhados para tratamento próprio”, aconselhou. Leia mais…

Você pode também gostar de: