Início » Língua portuguesa é património cultural

Língua portuguesa é património cultural

Por Idnórcio Muchanga

– Jorge Ferrão, reitor da UPMAPUTO

A língua portuguesa é património cultural que representa dança, música e poesia, por isso deve ser assumida sem preconceito porque pertence a todos nós e não pode ser vista como do outro.

Este é o ponto de vista de Jorge Ferrão, reitor da Universidade Pedagógica de Maputo ( UPMAPUTO), durante as celebrações do Dia Internacional da Língua Portuguesa.

A ideia foi reforçada durante uma palestra orientada pela vice-reitora de Administração e Recursos da UPMaputo, Marisa Mendonça, que defendeu que para se entender a especificidade da língua portuguesa deve-se ter uma percepção abrangente do que é esta língua e o que ela envolve. Mariza Mendonça disse que não é correcto dizer que a língua portuguesa é língua de Camões, é também língua de Drummond de Andrad, de Pepetela, de Germano de Almeida, de Alda do Espírito Santo, de Craveirinha, de Mia Couto, entre outros.

Acrescentou que “a língua portuguesa é nossa, ela não é emprestada aos países africanos de língua oficial portuguesa, por isso a sua coexistência não deve propiciar um clima de conflito, mas, sim, deve contribuir para a sua projecção internacional, para o desenvolvimento económico e social”.

Por sua vez, o embaixador de Portugal em Moçambique, António Moura, referiu que a UPMaputo é uma incubadora de estudantes com valores que representam a diversidade linguística moçambicana, o que faz com que os moçambicanos se adaptem a qualquer país expressivo deste idioma.

Você pode também gostar de: