-Afirma o Presidente da República, Filipe Nyusi
O Presidente da República e Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança (FDS), Filipe Nyusi, afirmou que o falecido director do Serviço de Informação e Segurança do Estado (SISE), foi um servidor público exemplar e patriota convicto e comprometido com a segurança e bem-estar do Estado moçambicano.
O Chefe do Estado falava há momentos na cidade de Maputo, no velório oficial de Bernardo Lidimba, que perdeu a vida num acidente de viação ocorrido no último sábado em Mapai, província de Gaza, cujos restos mortais vão a enterrar amanhã, em Cabo Delgado, sua terra natal.
“A sua morte representa uma partida irreparável para o Estado e a instituição que dirigia. Lidimba foi um homem comprometido com o bem- estar da nação moçambicana e era um homem de grandes valores. O seu alto sentido de ética, honestidade servirão como exemplo para todos nós e futuras gerações”, destacou.
Prosseguindo no seu elogio fúnebre, o Presidente da República descreveu Lidimba como tendo sido um acérrimo promotor de valores sociais nobres, através da valorização dos colegas da primeira geração, incluindo os reservistas.
“Acarinhou e aconselhou os membros mais novos do SISE. Foi um servidor público exemplar e um patriota convicto”, disse, para depois acrescentar que “a sua ausência será sempre sentida, mas o legado permanecerá vivo nos nossos corações”.
De referir que, entre outros cargos, o falecido desempenhou as funções de Consul Honorário nas Repúblicas da Tanzânia, Malawi e Quénia, e foi Chefe do Protocolo Nacional do Estado.