TEXTO DE NEYMA DE JESUS
Lauro Munguambe faz parte do grupo de jovens que se dedicam inteiramente às artes. Tem 31 anos e é formado em Direito pela Universidade Wutivi (UniTiva), entretanto, nunca exerceu a profissão.
Criativo, inovador e sonhador, mergulha nas artes como designer gráfico, fashion design, fotógrafo, director criativo, amante da música e empreendedor.
Teve uma infância como qualquer criança moçambicana, marcada por brincadeiras tradicionais como jogar a neca, xingerengere, andar de pneu, pipa, entre outros. Por gostar de música, concretamente hip-hop, na adolescência, com 14 anos, passou a seguir um movimento cultural designado “Moz Jovem”, que produzia eventos de dança e batalhas. Durante dois anos participou em torneios na casa velha.
Posteriormente ao mundo do hip-hop, investiu numa das paixões que carregava desde criança, a moda. Aliás, Lauro contou que desde pequeno teve um toque artístico para a forma de vestir. “Sempre fui daqueles que gostam de marcar a diferença”, afirmou.
Passou então a personalizar roupa jeans, numa primeira fase, para si próprio, e, mais tarde, transformou a actividade em negócio. Quando tinha 19 anos, em 2012, criou e oficializou a marca “Trill Moz”, que, segundo ele, é uma junção dos termos “original” e “moçambicano”. Lançou então a sua primeira colecção de roupa, chamada “Greeor”. Leia mais…