– afirma Presidente da República, Filipe Nyusi
A construção da nova ponte-cais da Ilha de Inhaca irá promover trocas comerciais, propiciar o acesso ao mercado da cidade de Maputo, bem como estimular o aumento da produção e produtividade das pequenas e médias empresas de KaNyaka e diversos sectores com maior destaque para a pesca.
A afirmação é do Presidente da República, Filipe Nyusi, e foi feita na sexta- feira, momentos depois de proceder ao lançamento da primeira pedra das obras da construção daquela infra-estrutura que se prevê que seja a maior do mundo, com cerca de um quilómetro de extensão.
Orçada em 13 milhões de Dólares, a construção da ponte, cujas obras terão uma duração de um ano, é feita em resposta às aflições dos ilhéus de KaNyaka, que se ressentem da falta desta infra-estrutura desde 2013, altura em que foi interdito o uso da ponte anterior devido ao seu avançado estado de degradação.
Aliás, o Presidente da República fez questão de lembrar que a decisão e a posterior concepção deste projecto foi impulsionada pelas legítimas aspirações da população e dos agentes económicos locais, que tiveram eco expressivo durante a visita que efectuou em 2022, para, entre vários objectivos, auscultar as preocupações locais. Leia mais…