Doze jornalistas de diferentes órgãos de comunicação social participaram ontem, em Maputo, de um seminário sobre o combate à drogas e tratamento de pessoas que usam estupefacientes em Moçambique.
Segundo o coordenador da Unidos-Rede Nacional da Redução de Danos, Manuel Condula, a ideia do encontro era transmitir conteúdos assertivos, sobretudo para as pessoas que sofrem negação social quer na comunidade quer no acesso aos serviços básicos, evitando, desta forma, a estigmatização e promovendo a integração social e a mudança de comportamento nas comunidades.
Entretanto, para Mendes Mutenda, director de Comunicação e Informação do Gabinete de Informação (Gabinfo), é possível tratar a toxicodependência, desde que se eliminem barreiras como o Estigma.
No encontro, foram partilhados com os jornalista pacotes estratégicos para a redução de danos em pessoas consumidoras de drogas, tais como, testagem e aconselhamento sobre HIV; distribuição de preservativos; gestão de hepatite viral; gestão de Overdose e tuberculose.