O Governo do Japão, através da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA), vai financiar, num valor estimado em doze milhões de dólares norte-americanos, um programa de electrificação no país, anunciou, sexta-feira última, o diplomata japonês Katsuyoshi Sudo.
A garantia foi dada durante a assinatura de um memorando de entendimento entre a Electricidade de Moçambique (EDM) e a JICA, referente ao Projecto de Estudo do Plano Director de Desenvolvimento do Sistema Eléctrico Nacional. O valor será destinado à construção de centrais térmicas, reabilitação de transformadores bem como construção de novas linhas de distribuição e transporte para que a energia eléctrica chegue à comunidade moçambicana.
Igualmente, o plano, que vai cobrir os próximos 25 anos, integra as equipas técnicas multidisciplinares dos dois países especializados na matéria, Moçambique representado pela EDM.
O estudo terá a duração de um ano e antes da implementação oficial do plano haverá um estudo prévio com duração de três meses, para posteriormente agendar-se um encontro entre as partes no sentido de colher contribuições sobre o alinhamento do plano-director com as políticas do Governo de Moçambique viradas para energia.
Segundo o director interino do planeamento de sistemas ao nível da EDM, o plano em alusão vai aumentar a disponibilidade de energia eléctrica nas comunidades, buscando cumprir com as metas estabelecidas, segundo as quais, até 2030, o acesso à electrificação deve ser universal. Por outro lado, o plano visa fazer com que Moçambique passe a exportar energia para os países vizinhos, uma vez que, segundo garantiu, há défice na região.
EDM MELHORA QUALIDADE DE ENERGIA EM DONDO
A Empresa Eletricidade de Moçambique procedeu, há dias, a energização do transformador de 110/33/22kv a partir da subestação de Dondo. A iniciativa vai permitir o fornecimento da corrente eléctrica de qualidade, que beneficiará cerca de 80 mil clientes nas províncias de Sofala e Manica.
O trabalho está inserido no primeiro lote do projecto da Electricidade IV que consiste na construção da subestação de 220/110KV em Dondo, cujo início foi no ano de 2013. O lote inclui a extensão de 220/110kv de subestação de Chibata e reabilitação de 110/22 KV de subestação de Mafambise e Lamego, província de Sofala.
O mesmo inclui também a construção de 169 km de linha 220kv entre a subestação de Chibata e Dondo, construção de redes de distribuição para a electrificação de Muanza, Maringue, Macossa, Tambara, Chigodore, Sussundenga e Madié.
Acredita-se que o projecto irá melhorar a qualidade de transmissão e distribuição da corrente electrica .
O projecto electricidade IV surge no quadro das intervenções do Banco Africano de Desenvolvimento no sector energético em Moçambique com o objectivo de melhoramento e instalação de novas infra-estruturas de energia e que contribuem para o desenvolvimento socioeconómico e alívio da pobreza no país.