TEXTO DE REGINA NAETE (COLABORAÇÃO)
Nascida numa família de músicos, Janet Lúcia Manica apaixonou-se pelo violino há 9 anos. Começou a tocar o instrumento em 2015, quando ainda fazia o ensino médio, a convite da sua mãe que é docente universitária de música, na Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Participou em algumas aulas do grupo de orquestra da instituição e não mais saiu do círculo. Numa altura em que Janet ainda não tinha certeza do curso que abraçaria para licenciatura, o amor pela música acabou vencendo depois de vários contactos que lhe eram proporcionados indirectamente em sala de aula.
E o tempo foi passando e Manica precisou de tomar uma decisão sobre o seu futuro. Sem fugir das raízes, optou por dar continuidade aos estudos no curso de Música, e foi onde descobriu o seu fascínio pelo violino.
A escolha não foi imprevisível, pois a violinista convive com os instrumentos desde a sua meninice, sem contar que tanto a sua mãe, quanto o seu pai, que também é docente de música na UEM, são da área musical. “Acabei optando por fazer o curso de Música pela facilidade que eu já possuía de entender as matérias, e também porque eu já tocava violino e sou apaixonada por música”, afirmou. Leia mais…