O Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique (ISCTEM) vai inaugurar, amanhã, segunda-feira, nas suas instalações, em Maputo, um Laboratório de Simulação de Práticas Clínicas.
O acto do lançamento do Laboratório de Simulação, será presidido pelo Ministro da Educação, Augusto Jone, e pelo Magnífico Reitor do ISCTEM, João Leopoldo da Costa, devendo contar com a presença do corpo docente, discentes e convidados.
Trata-se de uma unidade de ensino que visa encorajar o aprendizado próprio e directo, o qual irá contribuir para a garantia da qualidade no processo de ensino/aprendizagem no Curso de Medicina Geral e de outros cursos paramédicos.
O lançamento do Laboratório constitui uma inovação para o ISCTEM e para o País no que concerne à educação médica, representando um projecto que tem em vista impulsionar uma interacção permanente bidireccional no seio dos estudantes e entre estes e os professores.
O estudante terá a possibilidade de aprender mais facilmente o que o Docente estiver a ministrar, uma vez que desfrutará no seu local de formação de um ambiente semelhante ao de um hospital convencional, para além do uso de instrumentos e equipamentos que posteriormente poderá fazer uso nas unidades sanitárias.
O Laboratório de Simulação de Práticas Clínicas do ISCTEM, consistirá nas Unidades de Urgência, Enfermagem Médico-Cirúrgica, Unidade de Enfermagem Materno-Infantil e Unidade de Saúde Mental.
Serão desenvolvidas capacidades nas áreas da Saúde Materna, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Anestesiologia e Cirurgia, pelo treino de actividades da vida diária, pelos cuidados intensivos e pelas situações de Urgência/Emergência.
De referir que, experiências reportadas dos Estados Unidos da América mostram que a introdução de Laboratórios e Centros de Simulação Clínica nas Escolas de Medicina contribuiu, de forma significativa, para a redução da incidência de erros clínicos, numa escala de 30 para 4 por cento.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam, igualmente que, com a melhoria da qualidade do ensino médico, os governos têm menos gastos nos serviços de saúde associados às complicações decorrentes dos actos médicos.
Espera-se que, com a introdução deste Laboratório, se possa, a médio e longo prazos, trazer benefícios com impacto para a economia do País e do Serviço Nacional de Saúde.
De realçar que, constitui Missão do ISCTEM “formar com qualidade e desenvolver a actividade científica e de inovação relevante para o País, com resposta às necessidades e expectativas do processo de desenvolvimento da sociedade moçambicana.
O ISCTEM, instituição privada de ensino superior fundada há 18 anos, assinalou, no passado dia 5 de Novembro, mais um aniversário da sua criação.