Início » Investir na juventude é caminhoseguro para o desenvolvimento

Investir na juventude é caminhoseguro para o desenvolvimento

Por Idnórcio Muchanga

– Isaura Nyusi, na vigésima reunião das primeiras-damas africanas

CAROL BANZE, EM KINSHASA

A primeira-dama, Isaura Ferrão Nyusi, defende que a chave para a solução dos problemas que afectam os grupos mais vulneráveis no país é o investimento nas faixas etárias mais jovens.

A esposa do Presidente da República falava durante o vigésimo encontro da Organização das Primeiras- -Damas Africanas para o Desenvolvimento (OPDAD), que se realizou ontem em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo (RDC), onde treze esposas de estadistas africanos marcaram presença e partilharam experiências dos respectivos países.

De forma específica, Isaura Nyusi referiu que “a aposta na juventude deve ser feita através da educação científica e patriótica, do empoderamento social e económico para garantir a redução da vulnerabilidade que persegue os adolescentes e jovens, dando oportunidade a este grupo etário para que opte por uma ocupação produtiva em prol da sua família, da sua comunidade e do seu país”. Nesta perspectiva, garantiu que “continuarei a defender maiores investimentos nos adolescentes e jovens, rapazes e raparigas como forma de assegurar que a nossa sociedade, hoje e amanhã, possa tirar melhores proveitos de ter uma população maioritariamente jovem”. E mais: “Continuarei a usar as portas que me são abertas para convidar os parceiros de Moçambique para unirmos as forças para um objectivo comum: investir na juventude como caminho seguro para o desenvolvimento das nossas comunidades”.

Ao partilhar a experiência do país, fez referência a alguns percalços e desafios que surgiram ao longo desta caminhada iniciada há duas décadas através do movimento das mulheres africanas: Leia mais…

Você pode também gostar de: