Assinalou-se a 20 de Outubro o Dia Mundial de Combate ao Bullying. domingo saiu à rua para testar o conhecimento dos seus leitores sobre este mal, definido como actos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, e que podem causar danos físicos e psicológicos irreparáveis. O bullying é praticado em qualquer ambiente: na rua, escola, igreja, no trabalho, entre outros.
É discriminação
– Suzete Chavane, polícia
É um mal que existe na sociedade e que deve ser eliminado antes de causar danos maiores nos adultos futuros, daí que se atribui uma extrema importância a este dia. Mas deve se apostar na divulgação, porque não é muito conhecido. Aliás, algumas pessoas nem sabem que a violência que sofrem na escola ou na igreja tem nome, pensam que é normal. Bullying é uma forma de discriminar o outro. Para a nossa realidade, temos visto os albinos a sofrerem todo o tipo de discriminação por causa da cor da sua pele, outros por serem gordos ou por terem barriga grande. É um problema que deve ser estudado nas escolas.
Gozar alguém por causa do corpo
– Fáuzio Remane, bancário
Bullying é o acto de gozar com alguém, por qualquer coisa, nomeadamente pela massa corporal, por ser lento em desenvolver certas actividades como desporto ou ser lento a assimilar a matéria. Geralmente, tem a ver com algum defeito. Normalmente, as pessoas gordas têm sofrido muito bullying, sendo que algumas, por não conseguirem gerir a situação, acabam cometendo actos extremos como o suicídio. Outras isolam-se do mundo e, nalguns casos, acabam abandonando as suas actividades laborais. Não me recordo de ter sofrido bullying, mas já vi pessoas próximas passarem por isso. Leia mais…