Comemorou-se, terça-feira, 1 de Outubro, o Dia Internacional do Idoso, data instituída em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objectivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e necessidade de proteger e cuidar da população da terceira idade. domingo saiu à rua para colher opiniões sobre os cuidados a ter com esta camada etária.
Devemos respeitá-lo
– Válter Chavela, estudante
Às vovós e aos avôs, é assim que normalmente tratamo-los, há necessidade de dar-lhes a devida atenção; cuidar sempre do seu estado de saúde e leva-los sempre ao médico; dar-lhes banho, se for necessário, e procurar saber se precisam de mais alguma coisa.
Tenho o meu avô em vida e cuido sempre dele. Quando precisa de mim vou lá ter com ele. Já estou na minha casa mas ela mora com a minha cunhada que sempre nos mantém informada de tudo que acontece. Mas também ela tem o seu celular e liga quando sente falta de algo.
Cuidar da sua saúde
– Leonilda Macamo, assistente técnica
O idoso necessita de mais atenção. Deve-se assegurar assistência contínua à sua saúde, leva- -lo sempre ao hospital para fazer controlo rotineiro, pois quando a idade é avançada surgem muitos problemas de saúde.
Devemos estar sempre dispostos a apoia-los. Tenho a minha avó em casa e faço de tudo para a alegrar e mante-la sempre feliz. Esta é a melhor forma para ela não ter espaço para pensar em problemas de família ou de outra natureza.