O ano lectivo está no fim e os alunos preparam-se para fazer os exames finais dentro de dias. Os pais e/ou encarregados de educação têm a sua parte a cumprir. Devem colaborar, diminuindo a carga de tarefas domésticas dos seus educandos, para que a concentração seja máxima. domingo foi à rua para colher mais ideias para que os exames corram de feição.
Os Meus pais davam-me tempo
‒ Manuel Orlando, mecânico
Já não sou estudante e ainda não tenho filhos, mas vou falar aqui do meu processo académico quando ainda residia com os meus pais. Da 1.ª classe à 10.ª classes estudei sem problemas, pois eles sempre foram pacíficos; davam- -me tempo para fazer todos os deveres da escola e até me ajudavam. Por ser o mais velho tinha a responsabilidade de ajudar a minha mãe a cuidar da casa. Quando chegasse a época dos exames eles dispensavam-se dos trabalhos domésticos para preparar-me melhor para o exame.
Deve haver seriedade de ambas as partes
‒ Ana Luana, estudante
Acho muito importante que os pais dêem apoio aos alunos, não só na época de exames mas também nos testes e aulas normais. Deve-se dividir as tarefas de forma que não se prejudique a actividade escolar. Hoje em dia, vemos muitos encarregados que cobram muito dos seus filhos em casa, na realização de actividades domésticas, e esquecem-se que a criança precisa de tempo para estudar. No entanto, querem ver bons resultados. O outro aspecto é que a maioria dos jovens dedica muito tempo às redes sociais. Não usa a internet como uma das ferramentas para buscar matérias da escola. De certa forma, isto irrita a alguns pais que acabam tendo atitude de ocupar estes jovens com afazeres de casa, como forma de punição. Leia mais…