O serviço do transporte ferroviário de passageiros registou um incremento, no presente ciclo de governação, tendo para o efeito sido disponibilizadas maiores quantidades de carruagens e auto-motoras.
A informação foi partilhada no final do 42.° Conselho Coordenador do Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC), que ontem terminou, em Maputo, evento no qual foi destacado um aumento da frequências de comboios, bem como a abertura de novas rotas.
O sector, que passou em revista o Plano Quinquenal do Governo, no período 2020- 2024, bem como o Plano Económico Social e o Orçamento do Estado de 2024, destaca que o incremento resulta da prioridade dada às condições de mobilidade.
Na lista das prioridades – referem os gestores dos transportes e comunicações – constituíram pilares estratégicos, além da mobilidade, a segurança rodoviária, acessibilidade, conectividade e reformas das empresas.
De salientar que, ainda no período em alusão, o sector destaca o reatamento de comboios de passageiros nas rotas Nacala-Nampula e Beira-Machipanda, acções que tiveram impacto directo na melhoria das condições de vida das populações. Leia mais…