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HOSPITAL CENTRAL DE MAPUTO: Urgências testam novas formas de atendimento prioritário

Por Bento Venâncio

Novas formas de atendimento prioritário estão em ensaio nos Serviços de Urgência no Hospital Central de Maputo (HCM). Codificados nos tons vermelho, laranja, amarelo e em verde, os boletins de triagem indicam quanto tempo deve o paciente aguardar pela assistência médica naquela unidade quaternária.

Dino Lopes, director dos Serviços de Urgência do HCM, esclarece que o tom vermelho avisa que o paciente necessita de atendimento imediato para não morrer na lista de espera.

O tom laranja sinaliza que a assistência médica deve ocorrer em menos de trinta minutos e o amarelo revela que o doente pode esperar menos de duas horas.

Finalmente o verde é o tom mais relaxado, pois é referente a pacientes menos graves, aqueles cujo exame pode ser efectuado entre duas e quatro horas. Dino Lopes explica que a medida foi introduzida com o objectivo de simplificar o atendimento em função do fluxo crescente de entradas, estimadas entre os 300 a 500 diários nos dias críticos, caracterizados por maior demanda.    Leia mais…

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