Novas formas de atendimento prioritário estão em ensaio nos Serviços de Urgência no Hospital Central de Maputo (HCM). Codificados nos tons vermelho, laranja, amarelo e em verde, os boletins de triagem indicam quanto tempo deve o paciente aguardar pela assistência médica naquela unidade quaternária.
Dino Lopes, director dos Serviços de Urgência do HCM, esclarece que o tom vermelho avisa que o paciente necessita de atendimento imediato para não morrer na lista de espera.
O tom laranja sinaliza que a assistência médica deve ocorrer em menos de trinta minutos e o amarelo revela que o doente pode esperar menos de duas horas.
Finalmente o verde é o tom mais relaxado, pois é referente a pacientes menos graves, aqueles cujo exame pode ser efectuado entre duas e quatro horas. Dino Lopes explica que a medida foi introduzida com o objectivo de simplificar o atendimento em função do fluxo crescente de entradas, estimadas entre os 300 a 500 diários nos dias críticos, caracterizados por maior demanda. Leia mais…