O Hospital Militar de Maputo anunciou na manhã de hoje que destacou uma comissão multissetorial para averiguar uma situação que rotula de “alarmante” em que um pedaço de pano cirúrgico é retirado do abdômen de um paciente.
O facto foi despoletado por um vídeo que está a circular nas redes sociais e refere-se a um caso no qual terá sido esquecido o tal pedaço de pano durante uma cirurgia realizada naquele hospital, provavelmente em 2021.
“O HMM reconhece a gravidade do ocorrido e lamenta profundamente”, refere a direcção daquela unidade sanitária em nota partilhada com a imprensa e sublinha que roga gentilmente que a vítima e seus familiares se aproximem junto do hospital para fornecer informações relevantes sobre os factos.
Por sua vez, a Ordem dos Médicos de Moçambique (OrMM) também emitiu um comunicado onde aponta que “diligências preliminares junto de potenciais instituições envolvidas até ao momento não permitiram a identificação do provável paciente, unidade sanitária, profissionais eventualmente envolvidos e outros dados relevantes”.
Também informa que criou a sua comissão de inquérito e pede para que outros casos similares sejam reportados à OrMM para que se possa esclarecer o sucedido e apoiar as eventuais vítimas.