Início » Há praga de lesmas em Xai-xai

Há praga de lesmas em Xai-xai

Por Jornal domingo

Uma praga de lesma, está a destruir campos agrícolas na Baixa da cidade de Xai-Xai, situação que preocupa os camponeses, devido à sua incapacidade financeira para adquirir insecticidas necessários para combater o problema.

Na baixa de Chitsoguanine, por exemplo, lesmas destruíram aproximadamente seis hectares de hortícolas, de um total de 58 hectares cultivados.

Micas Maculuve, produtor de alface naquela zona, afirma que perdeu grande parte da sua produção sem poder fazer nada. “Os preços dos insumos são muito elevados, pelo que pedimos ao presidente do Município que nos apoie na aquisição desses produtos”, disse.

Por sua vez, o agricultor Pedro Zandamela, da baixa de Inhamissa, denuncia a falta de manutenção regular dessas valas, o que, segundo ele, sempre que chove, o Regadio do Baixo Limpopo (RBL) fecha as comportas e a água escorre para os campos, destruindo culturas.

Em resposta às preocupações, o Município de Xai-Xai distribuiu recentemente quatro toneladas de insumos agrícolas a dois mil produtores. O apoio foi dado em sementes de cebola, tomate, feijão vulgar e verde, couve, pimenta, milho e cenoura orçados em mais de um milhão de Meticais.

A iniciativa beneficiou oito associações agrícolas localizadas nas zonas de Chitsoguanine, Inhamissa, Sotoene, Patrice Lumumba, Posto Sede, Nguluzane, Praia e Zimilene, com vista a impulsionar a produção local de hortícolas e reduzir a dependência das importações nos mercados da região.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana