- Comandante-Chefe das Forças de Defesas e Segurança, Filipe Jacinto Nyusi
O Presidente da República, Filipe Nyusi, apelou hoje, no distrito de Nhamatanda, província de Sofala, aos recém-graduados do XIX Curso Básico de Intervenção Rápida e II Curso básico da PRM, a aumentarem a operatividade policial nos centros operacionais Norte e Centro do país.
Neste momento as Forças de Defesa e Segurança têm a missão de proteger a população e os seus bens dos ataques dos homens de auto-proclamada Junta Militar da Renamo, em Manica e Sofala e dos terroristas, em Cabo Delgado.
“No teatro operacional e nas diversas frentes já definidas terão de trabalhar com companheiros de armas mais experientes com quem irão contribuir para uma maior segurança, tranquilidade e ordem públicas”.
O estadista moçambicano apelou aos graduados para que tenham consciência de que ser membro das Forças de Defesa e Segurança é comprometer-se com a cadeia de comando vertical que rege a corporação.
“Ser membro das Forças de Defesa e Segurança obriga, igualmente, ao respeito permanente pelos interesses soberano da pátria e ao combate sem trégua a todas manifestações de crime e actos que ponham em causa a estabilidade, paz, convívio social, a ordem, segurança e tranquilidade pública no país”.