Início » Governo promove trocas comerciais para mitigar a fome

Governo promove trocas comerciais para mitigar a fome

Por admin

O governo de Inhambane está a promover trocas comerciais nos distritos afectados pela seca prolongada na perspectiva de suprir o défice alimentar. Estima-se em pouco mais de cento e trinta mil, o número de pessoas que necessita de ajuda alimentar na província de Inhambane, sendo os distritos de Panda, Funhalouro, Mabote e Govuro os mais afectados.

O governador de Inhambane, Daniel Chapo, que visitou os referidos distritos, disse que além de mobilizar a população para fazer o aproveitamento integral das zonas baixas húmidas e incentivar a práticas de culturas tolerantes a seca, o governo provincial irá promover trocas comerciais.

Chapo disse haver nos distritos do litoral produtos como hortícolas, e mesmo pescado, que podem ser transportados para as zonas afectadas para a sua comercialização.

 “Acreditamos que, com estas trocas comerciais, o impacto da seca não terá uma dimensão alarmante”, indicou Daniel Chapo, acrescentando estar em curso o processo de negociação com os empresários para pôr em prática esta medida.

Sublinhou ainda estarem disponíveis em Inhambane cerca de nove milhões de meticais para a operação das trocas comerciais durante os próximos dias, tendo sido confiada a Delegação Provincial do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades para liderar o processo.

Nos distritos afectados pela seca, alguns produtos básicos começam a registar preços elevados, sufocando desta feita o bolso do pacato cidadão que não tem nada para se alimentar.

O quilo de açúcar por exemplo é vendido a sessenta meticais, valor considerado alto e o governador de Inhambane diz que a alta de preços “também é consequência directa dos ataques de homens armados da Renamo”.

Enquanto haver ataques ao longo da estrada nacional, aqueles que transportam comida de vários cantos do país e não só, temem meter os seus camiões na estrada com receio de serem queimados, daíque os que têm alguns produtos fazem especulação de preços”, referiu o governador de Inhambane assegurando que o seu Executivo tudo fará para assegurar a estabilidade de preços sobretudo nos produtos básicos.

 

 

Você pode também gostar de: