Quarenta e cinco estudantes oriundos de vários pontos do país viajam, nos próximos dias, para a Malásia e Alemanha, onde vão frequentar o ensino superior, no âmbito de uma estratégia de formação aprovada em 2010 pelo Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), em parceria com o Instituto Nacional de Bolsas.
Trata-se de 18 mulheres e 27 homens distinguidos de um total de 1824 candidatos. Dos aprovados, dez vão à Alemanha e 35 à Malásia.
Os estudantes vão se formar em áreas como engenharia química, de reservatórios, electrónica, gestão de negócios, negociação de preços, entre outras.
Durante a cerimónia de despedida que decorreu em Maputo, Teodoro Vales, secretário permanente do MIREME, instou aos beneficiários a honrarem o esforço que o Estado moçambicano e parceiros estão a empreender, apelando que encarem a oportunidade com sentido de compromisso e responsabilidade.
“No processo de selecção foi atribuída uma cota de 60 por cento aos estudantes provenientes das províncias com incidência para as áreas de exploração de recursos minerais e energia para que, no fim da formação, os bolseiros possam ajudar na implementação de grandes projectos”. Leia mais…