Início » Espancados e atirados num poço de 40 metros

Espancados e atirados num poço de 40 metros

Por Jornal domingo
  • Um morto e um ferido grave é o balanço do crime hediondo que abalou a vila da Manhiça

TEXTO DE BENJAMIM WILSON

BENJAMIM.WILSON@SNOTICICAS.CO.MZ

Um enredo que pode inspirar a indústria cinematográfica. É a história de Bebeto Xerinda, de 24 anos de idade, que sobreviveu a um acto de justiça privada, após ter sido ligado, juntamente com o seu amigo David Machava (que veio a perder a vida), ao roubo de gado bovino.

O facto deu-se na comunidade de Ribjene, também conhecida como “Zona 6”, situada a 18 quilómetros da vila-sede do distrito da Manhiça, na província de Maputo.

Tudo começou quando, na companhia do finado, ele decidiu partir da vila até à casa dos seus progenitores, na localidade de Nhambe, onde pretendiam passar a festa de transição para o ano novo. Foi na tarde de 28 de Dezembro de 2023. Ambos foram interpelados por três indivíduos, tendo, num piscar de olhos, se formado um aglomerado de pessoas, que praticamente em uníssono acusaram-nos de serem ladrões de gado bovino.

De seguida, foram amordaçados e espancados das 16h00 até por volta da meia-noite. A vítima conta que foram agredidos durante a maior parte do tempo com as mãos atadas nas costas.

Com a crueldade em dó maior, como o sobrevivente descreveu, a sua camiseta foi rasgada e serviu para encapuzá-lo. Os suspeitos foram posteriormente conduzidos para um poço baldio, no meio de mata densa, na “Zona 6”.

 Chegados ao local, já quase inanimados e sem capacidade para abrirem a boca, para pelo menos dizerem da sua justiça, surgiu dos criminosos a ideia macabra de atirá-los ao poço. Leia mais…

Você pode também gostar de: