O Escritório da Comunhão Anglicana, com sede na cidade de Canterbury (Cantuária), na Inglaterra, desmente que o Secretário Geral da Comunhão Anglicana, Bispo Anthony Poggo, tenha instado os bispos da Igreja Anglicana de Moçambique e Angola (IAMA) a elegerem o Bispo de Nampula, o Reveverendo Manuel Ernesto, como o próximo Primaz da IAMA.
“Como muitas postagens no blog Anglican Ink sobre a Comunhão Anglicana, a afirmação é falsa. As 42 Igrejas Membros da Comunhão Anglicana são autônomas e independentes, mas interdependentes. O Gabinete da Comunhão Anglicana e o Secretário Geral não têm qualquer participação na eleição e seleção de primazes ou outros bispos e não procuramos intervir”, sublinha uma nota publicada com a data de ontem.
Adiante, a fonte refere que o Secretário-Geral e parte da sua equipa estiveram em Maputo em Agosto deste amo, a convite de Dom Carlos Matsinhe, e do Conselho das Províncias Anglicanas em África (CAPA) para ajudar a realizar um programa de formação e indução para novos bispos de 22 dioceses. em 11 países, conclui.