Início » Ensino profissional promove equidade

Ensino profissional promove equidade

Por Jornal domingo
  • afirma Filipe Nyusi, Presidente da República, na inauguração do Instituto Técnico-Profissional em Mueda

O Presidente da República, Filipe Nyusi, afirmou, na passada sexta-feira, que o aumento de instituições do Ensino Técnico-Profissional promove a equidade de oportunidades e reduz as disparidades e assimetrias nas ofertas formativas entre as regiões do país.

Conforme o Presidente, que falava após inaugurar o Instituto Industrial e Comercial Filipe Jacinto Nyusi, no distrito de Mueda, em Cabo Delgado, trata-se de uma meta inserida no quadro das projecções dos objectivos do Programa Quinquenal do Governo, que preconiza o aumento do acesso à formação neste subsistema de ensino, vocacionado ao saber fazer.

Nyusi apontou ainda que a entrada em funcionamento deste instituto está inserida numa estratégia de redução das assimetrias e disparidades geográficas entre as províncias e distritos de modo a oferecer-se oportunidades de formação a todos os moçambicanos.

“O subsistema de educação profissional faz parte do Sistema Nacional de Educação e é um instrumento para a qualificação profissional da força de trabalho necessária para o emprego e auto-emprego. O subsistema em alusão visa promover o desenvolvimento económico e social do país. Este subsistema integra o Ensino Técnico-Profissional, a formação profissional, institucionalizada, extra-inconstitucional e o Ensino Superior Profissional”, disse. Leia mais…

Você pode também gostar de: