O embaixador nipónico acreditado em Maputo, Akira Mizutani, confraternizou na passada quinta-feira, 25 de Agosto, no átrio da embaixada japonesa, com os 27 bolseiros que vão prosseguir os seus estudos no Japão.
Segundo apurou o domingo, os estudantes oriundos de diferentes cantos do país de sectores público-privados seguem viagem ao abrigo da iniciativa ABE, African Business Education, um programa que oferece oportunidades para jovens de ambos os sexos elegíveis para estudarem em cursos de mestrado nas universidades e estágios em empresas japonesas.
Muzitani desafiou os visados a serem proactivos nos seus estudos e assegurou estarem criadas todas as condições para uma boa aprendizagem e desenvolvimento de competências por excelência no ramo em que cada um se vai formar e estreitar ainda mais ligações entre os dois povos.
“Este acto ocorre numa altura em que decorre pela primeira vez em África, em Nairobi, Quénia, a VI Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento Africano (TICAD), uma oportunidade para desenvolver o diálogo político ao mais alto nível entre líderes africanos e parceiros para a discussão dos problemas que o continente enfrenta”, disse.
Muzitani recordou que desde 2013 o Japão acolhe estudantes moçambicanos, inseridos nesta parceria de desenvolvimento já com cinco 5 graduados com grau de mestrado.
“Sejam determinados e proactivos no que vão aprender”, desafiou o embaixador.
Os beneficiários reconhecem que esta oportunidade abre boas perspectivas para a realização profissional que se vai traduzir em trazer mais-valias para o sector onde cada um estiver inserido.