Início » EM 2024: Registados 173 mil ocorrências cibernéticas

EM 2024: Registados 173 mil ocorrências cibernéticas

Por Jornal domingo

De Março a Dezembro do ano passado, o espaço cibernético nacional registou mais de 173 mil ocorrências criminais, sendo que parte considerável das mesmas aconteceram a partir de Outubro, mês em que terminou a campa nha eleitoral e foram realizadas eleições gerais e iniciaram as con vulsões sociais que culminaram com várias mortes e destruição de infra-estruturas.

Estes dados foram partilhados pelo ministro das Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga, durante a aula de sa piência que proferiu, na manhã de ontem, na Academia Militar Samora Machel de Nampula.

Na ocasião, explicou que o país conta com um centro de análi se destas informações no qual se concluiu que as principais amea ças cibernéticas que mais ocorrem no país são fraudes relativas aos instrumentos de pagamento elec trónicos, furto de dados, ataques de web-sites, incluindo a sonega ção de serviços informáticos que tornam impossível responder a pedidos legítimos de acesso.

Referiu ainda que as autoridade nacionais têm manifestado preo cupação com o crescente uso das redes sociais para a disseminação de notícias falsas (fake news) que ameaçam a liberdade de expres são, minam a confiança dos ci dadãos em relação às instituições democráticas, entre outros. Por causa disso, disse que as Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) devem in corporar as tecnologias de co municação e informação nas suas actividades para ampliar a sua efi cácia na defesa do Estado moçambicano. Leia mais…

Você pode também gostar de: