A ideia de deixar Moçambique nunca fez parte dos planos de Elena Piter Nhapulo, conhecida carinhosamente por Elly. O receio de ficar longe da família era grande, mas a morte do pai, quando tinha apenas 15 anos, mudou o curso de sua vida. Filha de pai moçambicano e mãe búlgara, Elly nasceu na Bulgária em 1991, quando seu pai foi estudar naquele país.
Entretanto, foi em Moçambique que viveu a maior parte da sua vida, até decidir seguir o sonho de se tornar médica. A Bulgária, terra natal da sua mãe, tornou-se a escolha lógica para a jovem, na altura com 20 anos porque sua mãe acreditava que lá teria melhores oportunidades.
Hoje, mãe de uma menina de quatro anos, está no segundo ano de especialização em Ginecologia e Obstetrícia, e fala sobre a vida naquele país situado no leste europeu à quase oito mil quilómetros de Maputo.
O que a influenciou a seguir a carreira médica na Bulgária?
Sempre quis ser médica. Desde criança, era o meu sonho, algo que acredito ter herdado da minha avó, que desejava ser médica, mas acabou como enfermeira. A escolha da Bulgária foi influenciada pela minha mãe, já que temos família cá e ela acreditava que seria uma boa oportunidade para mim. Leia mais…