Início » Elas brilham no fundo do oceano

Elas brilham no fundo do oceano

Por Jornal domingo

A costa moçambicana abriga uma das biodi versidades marinhas mais ricas do mundo. Dos recifes de coral do arquipélago das Quirimbas às águas cristalinas do Bazaruto, o país é um verdadeiro san tuário para espécies ameaça das, como o dugongo e diver sas tartarugas marinhas.

No entanto, esta riqueza natural está em risco devido à intensa pesca predatória e ao impacto das mudanças climá ticas, o que torna a conserva ção marinha não apenas uma necessidade ecológica, mas uma urgência para a susten tabilidade das comunidades costeiras e, quiçá, do planeta.

O mergulho científico é uma das actividades mais fas cinantes e desafiadoras para aqueles que desejam com preender melhor a vida mari nha e seus ecossistemas e, em Moçambique, três jovens são pioneiras na conservação e monitoramento dos oceanos.

São elas Laércia Cuamba,Esperança Bila e Maurren Dimande, que superaram desa f ios pessoais e institucionais para se tornarem as primeiras e até aqui únicas mergulha doras científicas do país no campo da conservação marinha. Leia mais…

Você pode também gostar de: