Milhares de fiéis do Is lão em todo o mundo celebram, hoje, a festa do Eid-ul-Fitr, como símbolo do fim dos 30 dias de consagração em jejum e oração. Neste âmbito, a paz, soli dariedade ao próximo e o enten dimento entre os moçambicanos dominaram as preces dos cren tes, afinal:
“Deus é maior; Deus é maior; testemunho de que ninguém merece ser adorado excepto Deus, testemunho que o profeta Muhammad é o mensageiro de Deus, vem adorar, venha para o sucesso…”.
O cântico é ressoado nos mi crofones da Mesquita Hamza, na cidade da Matola, província de Maputo, pontualmente às 12.15 horas, quando se aproxima-se a hora de Zuhr- oração do meio-dia. Este chamamento é feito em árabe.
À medida que o som se espa lha lá no interior da mesquita, mais crentes afluem ao templo. O jornal domingo testemunhou um desses momentos em que homens e mulheres interrom pem os seus afazeres para dedi car algum tempo para oração e introspecção.
No recinto estava Chamila Abdul Majid, professora do en sino islâmico naquela unidade religiosa. Deslocou-se àquele lugar para mais um dia de aulas de islão. No período de Rama dan dedica-se mais ao ensino da importância de cumprir com as cinco orações diárias. Leia mais…