TEXTO DE ALFREDO ARMANDO
A Electricidade de Moçambique (EDM) está em campanha de troca de contadores antigos, com idade útil vencida, tendo em vista melhorar a prestação de serviços e modernização do atendimento aos clientes.
Nesta primeira fase, a campanha, que decorrer até Dezembro, abrange consumidores da cidade e província de Maputo e Tete, num total de cem mil clientes.
Edson Augusto Loforte, director de Protecção de Receitas e Controlo de Perdas da EDM, disse que neste momento decorre a campanha de acesso universal,que visa garantir que todos moçambicanos tenham energia eléctrica até 2030.
“Esta tecnologia não é nova. Os contadores foram sendo modernizados e hoje temos esta geração que a EDM está a massificar nas novas ligações e em substituições. Aliás, estamos a substituir porque alguns estão há 30 anos e apresentam erros de medição. Mesmo os da segunda geração, à medida que vão expirando o prazo de validade serão substituídos”, frisou.
Edson Loforte explicou que a vantagem dos contadores pré- pagamento é que o cliente tem o controlo dos seus consumos. “Estes equipamentos permitem que o cliente tenha acesso ao seu próprio consumo”.
Sobre roubos e vandalizações, explicou que quando se pensou no pré-pagamento, não se considerou a vertente de fraudes, nem roubos, mas em dar ao cidadão a oportunidade de gerir o consumo. Os contadores pré-pago garantem a segurança da concessionária e do cliente”, concluiu.