Optou por desenvolver um Arquivo Digital Distribuído para a Saúde como projecto de fim de curso de licenciatura em Engenharia de Software pela Asia Pacífic University, na Malásia, por acreditar que se tratava de iniciativa única no país. Tal programa é, no fundo, um acervo digital para melhorar a prestação de serviços nesta área.
Trata-se de Éden Elão Manhique, 26 anos de idade, que em 2012 ganhou uma bolsa de estudo financiada pela Fundação Albukhary, da Malásia.
Em entrevista ao domingo, explica que o seu projecto granjeou elogios na Universidade Asia Pacífic University, aguardando por financiamento para a sua operacionalização, depois que foi apresentado ano passado ao Governo, através do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Como surgiu esta iniciativa?
Os estudantes finalistas da universidade onde estudei têm acesso a um banco de dados com temas onde escolhem aquele que lhes interessa desenvolver. Preferi fazer algo diferente, olhando para o cenário do meu país e a minha realidade. Foquei-me em algo que poderia melhorar a vida dos moçambicanos. Leia mais…
Texto de Luísa Jorge
luisa.jorge@snoticicas.co.mz