Acaba de se confirmar: A temperatura média anual do país bateu o recorde dos últimos 74 anos, ao longo de 2024, facto que traduz as tendências das altera ções climáticas.
De acordo com o Relatório Anual do Estado do Clima de Mo çambique, apresentado no Dia Mundial da Meteorologia, assina lado na segunda-feira, sob o lema “Juntos Reduzindo a Falta de Aviso Prévio”, ficou provado que 2024 foi o ano mais quente desde 1950.
O Instituto Nacional de Me teorologia indica que, em termos precisos, foi registado um des vio de 1.2 graus Celsius acima da média, com particular destaque para o período 1981-2010. A cifra situou-se muito próximo da meta estabelecida no Acordo de Paris em limitar a temperatura média global em 1.5 graus.
A temperatura mais alta regis tada nas estações meteorológicas nacionais foi de 44.5 graus Cel sius, ocorrida em Chingodzi, na província de Tete, precisamente no dia 28 de Outubro de 2024.
Em grande extensão das re giões centro e norte do país, bem como partes da província de Gaza, foram registadas anomalias positivas de temperaturas máxi mas, sendo certo que chegaram a atingir mais de 3 graus acima do normal. Leia mais…